Sobre Zancaner

A filosofia de seleção praticada por Roberto Zancaner em seu rebanho Nelore tem como objetivo principal voltar a fazer o que Arnaldo Zancaner fazia, ou seja, produzir touros para uso próprio em uma vacada “cara limpa”, visando produzir carne com eficiência no centro-oeste do Brasil.Como outros objetivos, podemos citar os seguintes:• preservar o banco genético representado pelo Nelore de Arnaldo Zancaner,• produzir reprodutores para a venda, capazes de dar resposta eficiente e lucrativa na criação exclusiva a pasto,• disseminar a qualificação genética de origem Zancaner nos rebanhos comerciais de Nelore para corte.


O processo de seleção em gado Zebu da família Zancaner, foi iniciado nos idos de 1930 e passou, a partir de 1962, a se submeter a avaliações científicas até então desconhecidas da criação nacional. Responsável na época pelo plantel, Arnaldo Zancaner levou ao pesquisador Warwick E.Kerr, catedrático do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, suas preocupações com o rumo da pecuária zebuína de elite no País, marcadamente voltada para a exaltação dos padrões raciais, em detrimento das características econômicas, como fertilidade, habilidade maternal, ganho de peso e rendimento das carcaças em carne.

Foi essa preocupação o embrião do atual Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN), agora realizado pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) e coordenado pelo pesquisador Raysildo Lôbo, que envolve quase 500 fazendas e dois milhões de exemplares Nelore em todo o País. E continua a ser a preocupação de Roberto Zancaner – que, desde 1980, acompanhava de perto o trabalho do pai e o auxiliava na gestão das propriedades da família –, a quem coube, por partilha, em 2002, um lote de 65 matrizes registradas do principal núcleo seletivo do plantel.


São essas matrizes, hoje ampliadas para 300, que formam a base do plantel fornecedor de touros. Acasaladas anualmente a partir dos dois anos de idade, em uma estação curta (90 dias), as fêmeas que falham são sumariamente descartadas. Na definição dos acasalamentos, há um fator de decisão fundamental: o sêmen é escolhido dentre os reprodutores avaliados pelo PMGRN com os de melhor Mérito Genético Total.

É essa reputada genética que Roberto Zancaner coloca à disposição da pecuária brasileira, com o compromisso de pôr nas propriedades reprodutores capazes de concretizar, na criação a campo, o potencial genético acumulado pelo persistente e nunca interrompido processo seletivo, exclusivamente realizado a pasto.

Esse é um compromisso de que Roberto Zancaner não abre mão, cioso de suas responsabilidades como guardião de marcas com história consagrada na vida do Nelore brasileiro.

 

Fonte: Nogueira,DBO